CDC recomenda vacina contra Covid-19 para crianças a partir de seis meses

Governo planeja iniciar nova campanha na semana que vem

Governo planeja iniciar nova campanha na semana que vem

Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Um painel de especialistas do CDC (Centro para Controle e Prevenção de Doenças) dos Estados Unidos aprovou neste sábado (18) uma recomendação de vacinação contra a Covid-19 para crianças com 6 meses ou mais.

A votação de 12 a 0 a favor da medida precisa ser confirmada pela diretora do CDC, Rochelle Walensky, para que o governo americano possa começar a vacinar crianças entre 6 meses e 5 anos.

A FDA (Administração de Alimentos e Remédios dos EUA) autorizou na sexta-feira a vacina da Moderna para crianças entre 6 meses e 5 anos e a dose da Pfizer-BioNTech para crianças entre 6 meses e 4 anos. A vacina da Pfizer já está autorizada para crianças acima de 5 anos.

“Esta infecção mata crianças, e temos uma oportunidade de impedir isso”, disse Beth Bell, uma das médicas do painel, após a votação. “Aqui está uma oportunidade de impedir um risco conhecido.”

O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, planeja começar a vacinação dos grupos etários com menos de 5 anos ainda no começo da próxima semana.

Embora muitos pais nos Estados Unidos estejam ansiosos para vacinar os filhos, não está claro quão forte será a demanda pelas doses.

A vacina da Pfizer-BioNTech foi autorizada para crianças entre 5 e 11 anos em outubro, mas apenas cerca de 29% daquelas que estão nesse grupo foram totalmente vacinadas até agora, segundo dados federais.