Uma estudante da UnB (Universidade de Brasília) denunciou ter sido fotografada enquanto usava um box reservado de um dos banheiros do Campus Darcy Ribeiro, em Brasília, na tarde de terça-feira (7). O relato foi publicado pela página do Centro Acadêmico de Serviço Social, o Caseso.
De acordo com a estudante, que não terá a identidade divulgada, ela estava assistindo a uma aula nas dependências do Instituto Central de Ciências quando, por volta das 19h foi ao banheiro.
“Eu estava dentro do box usando o sanitário [e] vi que alguém estava me filmando/tirando fotos num momento de privacidade, pela parte superior do box. Fiquei pasma e quando vi o celular sobre o box, fiquei sem reação. Gritei: ‘Ei, o que é isso?’. Ao sair do box, eu não tinha nem fechado o zíper da minha calça direito e o pervertido já estava longe”, detalha o relato publicado pelo Caseso.
A estudante disse que não conseguiu identificar o rosto do homem, mas viu que ele estava de calça e blusa preta, além de utilizar uma máscara. Imagens capturadas pelas câmeras de segurança mostram um homem suspeito, que tem cabelos castanhos, bigode e barba.
A jovem relata que recebeu o apoio de um docente, que a acompanhou até a equipe de segurança da universidade: “para que eles anotassem meus dados, o horário do ocorrido, pois sozinha não fui levada a sério”. “Eu estava em prantos. Que situação horrorosa e humilhante. Que lugar é esse onde não se pode nem usar um banheiro com segurança?”.
A estudante diz ter sofrido crise de ansiedade e que, após o episódio, foi dispensada da aula.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Civil do Distrito Federal, que informou que a ocorrência foi registrada hoje na 4ª DP, mas que está sendo investigado pela 2ª DP (Asa Norte). “Por se tratar de crime que envolve a intimidade da vítima, não é possível passar detalhes”, disse a corporação.
A reportagem também falou com a assessoria de imprensa da UnB, que informou que está apurando o ocorrido e que disponibilizou as imagens captadas pelas câmeras de segurança para a Polícia Civil.
“A UnB repudia qualquer tipo de violência e reitera seu compromisso com a defesa dos direitos humanos. A Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (DASU) está em contato com a estudante para o acolhimento necessário”, informou.
O comunicado ainda diz que medidas de segurança são implementadas “continuamente” e que a universidade vem estabelecendo “protocolos para prevenir e lidar com situações de assédio.”
“Finalmente, uma outra ação em andamento refere-se a treinamento da equipe de segurança da Universidade para reforçar os procedimentos e garantir acolhimento efetivo às vítimas, sendo apoiado por documentos produzidos pelo Comitê de Segurança da UnB. O treinamento permanente das equipes de segurança faz parte da política de segurança da Universidade”, finaliza.
O post Aluna denuncia ter sido fotografada enquanto usava banheiro da UnB apareceu primeiro em Jornal de Brasília.