Reprodução/CCBY/Brian Gratwicke — 03/7/2011
As rãs-da-floresta machos (Rana sylvatica) formam verdadeiras boy bands para atrair as fêmeas da espécie. Ao menos é o que aponta uma pesquisa conduzida pelo biólogo Ryan Calsbeek, do Dartmouth College, nos EUA.
O estudo, publicado recentemente no jornal acadêmico Ecology Letters, apresenta dados coletados em corpos d’água de New Hampshire, estado onde está situada a intituição de ensino acima.
De acordo com a análise, as rãs machos em questão saem de esconderijos no início da primavera do hemisfério norte, para se reunirem às centenas pelas piscinas temporárias formadas durante o degelo.
Vale o clique: Rei cheio de estilo! Leão ‘aposta’ em penteado com mullet e franja reta
Neste meio, eles começam a cantoria para chamar a atenção das futuras parceiras. Os resultados mostram que elas geralmente são atraídas por músicas em frequências mais baixas — provavelmente por indicarem corpos maiores e boa saúde física.
Atentos a isso, os machos galateadores tendem a ser exigentes com o companheiro ao lado. Apenas os que se encaixam no padrão desejado pelas fêmeas, aqueles que destoam dos grasnados e deglutições da maioria, integram o grupo — o que influencia a chance destes indivíduos de alcançarem o sucesso reprodutivo.
Assim como em uma boy band, afirmou o tabloide Daily Mail, onde os integrantes querem estar ao lado dos sujeitos com maior apelo entre o público. Tell Me Why!
Por falar em anfíbios, os que vêm a seguir com certeza farão o seu dia tão bacana, que você vai dizer: ‘Que bacana!’. Confira!