You are currently viewing Escola oferece educação humanizada para pessoas em situação de vulnerabilidade no DF

Escola oferece educação humanizada para pessoas em situação de vulnerabilidade no DF

Marcelo mostra os murais que confeccionou durante oficina na Escola

Marcelo mostra os murais que confeccionou durante oficina na Escola
Fonte: Álvaro Henrique da Ascom/SEEDF

A Escola Meninos e Meninas do Parque, localizada no estacionamento 6 do Parque da Cidade, trabalha com a proposta de resgatar a autoestima dos alunos por meio da educação humanizada. A unidade de ensino atende 214 alunos em situação de vulnerabilidade e coloca o estudante como o protagonista da própria história. 

Com um corpo docente de 28 profissionais, as aulas são ministradas no turno matutino para  crianças e jovens de até 18 anos. No período da tarde, as turmas são direcionadas para adultos. As classes vão do ensino fundamental até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

O planejamento pedagógico do local tem a missão de promover a reintegração escolar e a convivência comunitária. As aulas e atividades são feitas de maneira coletiva, sem deixar de considerar a individualidade de cada um.

“Enxergamos que cada indivíduo é único e merece ser respeitado. A avaliação, o ritmo e o tempo de cada um são considerados. Os professores adaptam as atividades sempre que necessário. Entendemos que a escola é um espaço de pertencimento e, por isso, o acolhimento é fundamental”, destaca Amelinha Araripe, diretora da Escola Meninos e Meninas do Parque.

A partir do procedimento de acolhimento e o reforço a uma educação individualizada, que dialoga com a convivência no coletivo, é que os estudantes se sentem mais motivados a concluir os estudos para concretizar seus objetivos profissionais. 

“Aqui eu me sinto bem e acolhido. Não sou discriminado, Foi uma boa oportunidade de voltar aos estudos, o que é essencial hoje em dia”, contou o aluno Amâncio Ferreira, 54 anos, que retomou os estudos em 2020 e cursa atualmente o EJA.

Para Marcelo Cardoso, que voltou a frequentar a sala de aula depois de 20 anos, a sensação é de recuperar um sonho. “Eu sei o valor dos estudos e retomei para terminar o ensino médio e ser psicólogo no futuro”, afirmou.

Cuidado e proteção com os alunos

Após a efetivação da matrícula do aluno, a Escola entrega um kit higiênico contendo toalha, sabonete e camisa para que ele tome banho e se troque no local todos os dias. Foi a partir desse tratamento de autocuidado com os alunos que Leandro, de 36 anos, se sentiu transformado no dia a dia.

Leandro em seu ritual higiênico sempre quando chega na Escola

Leandro em seu ritual higiênico sempre quando chega na Escola
Fonte: Álvaro Henrique da Ascom/SEEDF

“A escola pode mudar uma pessoa. Eu vejo isso claramente. A escola aqui me deu um tratamento especial e me acolheram muito bem”, contou Leandro que sonha em ser Engenheiro Mecânico. 

Os interessados em frequentar a Escola Meninos e Meninas do Parque podem se matricular a qualquer momento do ano. Para saber mais informações, basta entrar em contato pelo número 61 3901-7780.

Deixe um comentário