Reuters – 12.03.2022
O que era para ser uma homenagem e uma motivação às tropas ucranianas se tornou uma gafe. O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelenski, publicou em suas redes sociais uma foto de um soldado do país utilizando um símbolo do nazismo, e exatamente no dia de aniversário da derrota do exército nazista no dia 9 de maio.
No dia 9 de maio, russos e ucranianos comemoram a data em que, em 1945, a Alemanha de Adolf Hitler admitiu a derrota frente aos soviéticos.
Após perceber a gafe, Zelenski rapidamente apagou a publicação, tanto de seu Instagram quanto do Twitter oficial do Ministério da Defesa ucraniano. Porém, na mídia estatal Ukrinform ainda há uma notícia com a imagem do soldado.
Reprodução
O tal símbolo nazista pode passar despercebido para grande maioria, pois é apenas uma caveira em um escudo preto. Mas este era o emblema da 3° divisão SS de Totenkopf, um dos batalhões mais violentos do exército alemão durante a Segunda Guerra, com registros de vários crimes de guerra. Além disso, cabia a essas tropas a guarda dos campos de concentração.
O erro do mandatário ucraniano pegou mal também porque reforça as acusações do presidente russo, Vladimir Putin. Para justificar o ataque ao país vizinho, o chefe do Kremlin disse que pretendia “desmilitarizar e desnazificar a Ucrânia”.
Aqui no MonitoR7 já desmentimos diversas tentativas de conexão entre o nazismo e o atual governo ucraniano.
Porém, é fato que aquele soldado em específico porta em sua farda um símbolo nazista e que na Ucrânia há grupos organizados e milícias de extrema-direita. Contudo, estes grupos são minoritários.
Ficou em dúvida sobre uma informação, mensagem de aplicativo ou postagem em rede social? Encaminhe a questão para o MonitoR7, que nós a checamos para você: (11) 9 9240 7777 ou monitor@recordtv.com.br.
* Estagiário do R7, com edição de texto de Marcos Rogério Lopes